Web Rádios e Xat.com – Mais do mesmo (Experimento Social efetuado com sucesso em Web Rádio)

Devido á quarentena e com pouca que fazer por casa, as web rádios em xat.com são umas das formas das pessoas passarem o tempo, fazer novas amizades… e encontrar situações pouco agradáveis que podem fazer-nos desistir por completo e fazerem-nos sentir culpados por situações quem nem foram criadas por nós.

Depois de quase um mês neste tipo de chats e de certa forma num pequeno experimento pela internet, reparei que nada mudou e as pessoas são cada vez menos isso, pessoas.

Tudo estava a correr muito bem no incio numa radio pouco conhecida, a Europa FM; amigos para aqui, amigos para ali, muito elogio pelas emissões, já andava todo o mundo a trocar os contactos uns com os outros, até um grupo foi criado no WhatsApp onde as pessoas pudessem comunicar e serem capazes de estar todas juntas e falar de coisas que não fossem relativas a web rádios, mas todos no grupo eram membros de uma web radio.

Bastou apenas um pequeno mal-entendido para desencadear um conflito desnecessário. Em vez de haver comunicação entre as pessoas que compõe este projeto e tentar perceber o que se estava a passar (porque na verdade não se estava a passar nada até alguém arranjar um motivo), foi preferível começar a colocar as pessoas umas contra as outras ao invés de resolver qualquer situação menos boa que pudesse ou estivesse a existir.

Durante o período de 3 semanas algumas pessoas entraram para a equipa, outras menos satisfeitas acabaram por sair, e nunca houve por parte da administração o interesse em saber se algo estava a correr mal para que fosse possível resolver algum conflito. Ao invés disso, outros membros da equipa desta radio acharam que uma das formas mais apropriadas de “afastar” supostas pessoas que nunca tiveram o intuito de serem conflituosas e destabilizarem a Radio Europa FM, seria então atacar com tudo o que tivessem para que pudessem sentir-se superiores e mostrar quem na verdade manda. Ou seja, defenderam-se de algo quando na verdade ninguem fez nada para destabilizar o bom ambiente que havia neste chat / radio.

Notei que toda a gente quer ajudar e proteger tudo e todos. Resultado, poucos têm o cargo de donos, alguns têm o cargo de moderadores, mas no meu caso aconteceram situações em que eu achei que estava no direito de tomar as medidas apropriadas, e contraditoriamente as minhas opções foram totalmente descartadas. Ou seja, dá-se mais prioridade a quantidade do que qualidade.

O dono da rádio não faz radio. É como um patrão que tem uma empresa, mas prefere admitir empregados para fazer o trabalho que supostamente ele também deveria fazer. Até aqui tudo muito bem, nada contra, mas isto não é uma empresa e não é o melhor exemplo a dar a uma equipa que se junta toda num único projeto e com uma unica finalidade.

Infelizmente alguns membros desta equipa acharam melhor ser indelicados, atacando-os, começando por chamar ao tema familiares e acusando-os de beber bebidas alcoólicas durante as suas emissões. Na verdade o experimento correu melhor do que eu estava a espera e houveram pessoas que acreditaram mesmo que eu estava “meio alegre” quando pegava ás minhas emissões.

Não importa o quanto profissional tentes ser, e o quanto estás empenhado a cumprir as regras que são estipuladas, ha-de haver sempre alguma coisa ou alguém que nunca está bem em todos os chats deste tipo, todas as web rádios em xat.com, nada nunca irá mudar. É mais do mesmo só que diferente.

Mais, na verdade nada mudou, os conflitos continuam a existir por coisas que não fazem qualquer sentido, as pessoas não falam ou tentam esclarecer uma suposta situação que eventualmente tenha ocorrido, as suas medíocres atitudes fazem com que outras pessoas se sintam mal mesmo que não tenham feito nada para tal, e isto cansa porque não ha entendimento, são todos muito amigos, e todos continuam a achar que este tipo de web rádios com xat.com são como um trabalho. Não ha colaboração nem qualquer tipo de entendimento possível.

Para que o ambiente não ficasse pior e para evitar que outras pessoas saíssem tanto no xat como no grupo do WhatsApp, achei por bem retirar-me. Até ficaria lá mais tempo a fazer o que gosto, e talvez acabasse por não fosse necessário escrever este artigo, mas pelo menos quem ler já sabe com o que pode contar.

Conclusão, se não querem ter problemas, evitem ao máximo este tipo de chats e web rádios. Não dependam de ninguém e sigam os vossos projetos da melhor maneira que conseguirem. Mas nunca pisem ninguém para atingir os vossos fins e oiçam sempre o que os outros têm para dizer.

Qual o seu grau de satisfação deste artigo?

Average rating 4.2 / 5. Vote count: 5

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhe este artigo nas suas redes!