Chamadas fraudulentas e como estas podem criar um certo panico

Ola a todos! Estão bem?
Óptimo! Eu ainda estou a recuperar depois de uma chamada que tive passado dia 25 de Julho de manhã, supostamente dos serviços do site gov.uk.

Estava eu muito bem a dormir, quando de repente recebo uma chamada por volta das 8.30 de um tipo dizendo que era do HMRC (segurança social de Inglaterra e outros serviços do governo).

Assim do nada e aparentemente sem a pessoa do outro lado saber quem eu era, começou por pedir que eu confirmasse o meu nome, e eu pensando que era mesmo do Gov.uk, dei, mas só o 1ro e um ao calhas do meio. Depois disso fui informado que tentaram entrar em contato comigo e perguntaram por que razão demorei tanto tempo para retornar a ligação. Na verdade eles é que tinham ligado para mim e eu atendi logo, mas ok. Anteriormente, em quase 13 anos, nunca recebi qualquer chamada deles.

A pessoa do outro lado continuou a dizer que realizam auditorias nos impostos das pessoas e que as minhas mostraram atividades fraudulentas. Eles declararam que, de acordo com esta auditoria, eu devia 1.200 libras, e depois disseram que agora eu devo ouvir, e não interromper, enquanto lêem uma declaração legal. Mais uma vez, o tom foi muito oficial, profissional e muito abrupto. Logo aí comecei a achar estranho, mas fiquei preocupado, uma vez que sabia que comigo estava tudo bem e possivelmente havia qualquer engano.

Depois disso, o operador declarou que, a partir desse momento, os meus bens, passaporte e outros itens tinham sido congelados. Afirmou também que tinha sido desencadeado a resposta da polícia e que eu deveria esperar uma operação nos próximos 30 minutos por fraude fiscal, e que eu seria preso e levado em custódia enquanto ocorria uma investigação completa. Isto obviamente a ser-me dito numa chamada por um tipo que tinha sotaque indiano e com fundo de sala barulhento com outras pessoas a fazer o mesmo.

A partir do momento em que eu ouvi tal coisa, nunca na minha vida me tinha sentido tao assustado como no passado dia 25. Eu estava literalmente a ver a minha vida a andar para trás, caiu-me tudo ao chão, a minha boca ficou mais seca que o deserto do Sahara. LOL. Entrei num panico tal que ninguém imagina.

Eu pensando que realmente era do Gov.uk, ainda tentei perguntar e perceber o que se estava a passar, e como é que eles tinham chegado a essa conclusão e mesmo que devesse aquele dinheiro, não seria um problema pagar. Entre bancos e outros serviços devo muito mais que isso e não andam atras de mim como se não houvesse amanha e não me andam a chatear. Mas basicamente o operador falou que se eu nao pagasse essas 1200 libras naquele momento, teria a policia á porta e o meu nome e foto iriam aparecer em revistas e TV. E eu cá para mim… Fod@@-se… WTF???

Perguntei então o que eu poderia fazer para evitar esta situação, e ele falou: “provavelmente nada”. Foi a primeira vez que comecei a pensar que poderia ser um golpe, havia ali qualquer coisa que não estava a jogar bem. A pessoa do outro lado declarou que eu poderia efetuar um pagamento imediatamente e que poderiam interromper todas as outras ações. No entanto, como eu tinha a certeza de que não tinha feito nada errado, afirmei que tentaria a minha defesa no tribunal primeiro. Lá se esforçou ele novamente, afirmando que eu terminaria com uma ficha criminal.

Convém frisar que durante quase 45 minutos de chamada, esta caia varias vezes e felizmente nunca cheguei a dar qualquer dado meu. Ainda me perguntaram se podia pedir o dinheiro a um amigo para pagar o valor pedido e questionaram o valor que eu tinha até ao momento na minha conta bancaria. E eu, como sempre, nunca divulgando estes dados.

Passado mais um bocado a chamada caiu pela 4rta vez e não me ligaram mais. Liguei para uma amiga minha e perguntei se ela sabia de alguma coisa, pois ela trabalha neste tipo de serviços mas na vida real, e ela disse para não me preocupar porque mesmo que algo deste tipo acontecesse, nunca seria desta forma que iriam entrar em contacto com a pessoa a modos de ultimato. Ela mostrou-me até um link que falava sobre uma situação bem similar á minha, e foi nesse momento que gradualmente comecei a acalmar e percebi que isto era mais uma chamada de Spam, ou neste caso, esquema para extorquir dinheiro e colocar medo nas pessoas.

O que é certo é que nunca me vieram bater á porta, policia nenhuma apareceu, e os spamers também não ligaram mais. Mas tremi e vi a minha vida a andar para trás. A chamada era tao profissional que qualquer um acreditaria e deixava-se levar pelo medo. Mas como quem nao deve nao teme, eu estava bem ciente que nao tinha feito nada a nao ser trabalhae e pagar as minhas taxas como sempre fiz durante 13 anos que vivo aqui.

Conclusão da historia, cuidado com as chamadas falsas, e nunca deem mais informações do que aquelas que devem dar, ou não.

Qual o seu grau de satisfação deste artigo?

Average rating 5 / 5. Vote count: 1

No votes so far! Be the first to rate this post.

0 0 vote
Article Rating
Partilhe este artigo nas suas redes!