Durante as ultimas duas semanas, eu e alguns dos meus colegas recebemos mails da parte do Head Office da nossa companhia para saber se estamos aptos para voltar a trabalhar. Existe uma preparação que é necessária no interior do estabelecimento antes de abrirmos portas. Preparação essa que não é assim muito complicada mas agora temos de fazer tudo um pouco diferente. E uma vez que estamos a falar de um pub e não de um restaurante, as coisas tendem a ser bem diferentes num modo geral.

Resumidamente, vamos ter de ser mais cuidadosos com a limpeza, vai ter que ser mesmo muito bem feita e acredito que o local terá de ser totalmente desinfectado após cada dia de trabalho. Vai haver um Host como nos supermercados, tipo aquela pessoa que está sempre á porta a controlar quem entra e quem sai porque possivelmente vamos ter que ter um numero limitado dentro do pub.

Como em todo o lado, marcas no chão para os clientes se certificarem que mantem o distanciamento de segurança, mas como é um pub, a maioria dos clientes locais esta-se a borrifar para isso e querem mas é beber e encher a cara até caírem, como sempre. Mas é bem provável que até nesse aspecto as coisas sejam diferentes e não sejam um caos como antes. Como já é feito em Portugal e na maior parte do mundo, os lugares onde os clientes se irão sentar e as mesas vão ter um distanciamento de 1 a 2 metros, o que para mim é excelente porque assim já me posso mexer mais livremente no “floor” e não perco tempo a arranjar caminhos para poder chegar a uma mesa. É que dantes as mesas estavam tao juntas que os clientes quase que se tinham de se sentar no colo uns dos outros, lol!
Serio.

A nível do balcão acho que vamos ter os separadores de vidro ou acrílico para evitar que um cliente tussa ou espirre para cima do staff, ou até mesmo (quem sabe) evitar que um membro do staff leve com um copo de cerveja em cima. Nunca aconteceu, mas lá está, estamos a falar de um pub no Reino Unido. Tudo pode acontecer. Não sei ainda pormenores mas esta semana já terei alguns tópicos para desenvolver.

Na cozinha vai haver de 2 a 3 membros do staff, cada um terá a sua secção e nao poderá haver “misturas”, como sempre muito cuidado com a contaminação cruzada, higiene reforçada e troca de utensílios sempre que possível até mesmo para evitar alergias e intoxicações alimentares.
Não vamos entrar e sair da cozinha a todo o tempo como antes. Toda a loiça que vier das mesas será colocada num “troley” e quando estiver cheio sera devolvido ou recolhido por alguém na cozinha, o que faz com que evitemos estar a “passear” pela cozinha a todo o tempo. Basicamente só iremos nos dirigir a esta secção quando for necessário ir buscar uma refeição para levar a um cliente.
Temos take-away mas não vamos trabalhar só com esse método. Alias, pelo que eu entendi parece que até vamos acabar com isso de raiz.

As limpezas, não sei ainda muito bem como vai ser, mas vamos ter uma reunião / treino no próximo dia 3 de Julho e vão ser dadas todas as instruções necessárias através dos managers que estarão obrigatoriamente também presentes nesse dia. Mas acredito piamente que os WCs vao ser as areas do pub no qual requerem muito mais atenção da parte de todos. É muito provável que os “toilet checks” tenham de ser feitos com mais regularidade que antes. Até aqui era a todas as horas, agora pode ser que seja a cada 30 minutos.

De um modo geral, as coisas vão ser mais fáceis ou mais difíceis?
Eu acho que por um lado pode ser mais fácil porque no inicio é possível que não tenhamos tantos clientes como antes, o que nos dá um certo espaço para podermos desempenhar o nosso trabalho o mais completo e perfeito possível. Mesmo que sejamos “bombardeados” com bastante clientela, o controlo de clientes num espaço destes vai ser moderadamente controlado dentro das nossas possibilidades e com o apoio dos nossos managers.

Por outro lado, se os clientes ou os membros do staff não conseguirem controlar as coisas, poderemos voltar a ter uma afluência de pessoas num único espaço e sem que as mesmas respeitarem as normas de segurança impostas pelo governo e estabelecimento. Nesse caso acho que sim, as coisas podem se tornar mais difíceis e de alguma forma pode afectar o desempenho das pessoas que trabalham ali.

Acredito que seja obrigatório o uso de máscara também, vamos ter walkie-talkies para podermos contactar a cozinha ou o bar, e body-cams a fim de evitar ou registar distúrbios ou comportamentos menos agradáveis por parte dos visitantes.

Tudo é uma incógnita. Resta-nos apenas aguardar mais alguns dias e ver como toda esta preparação irá ser efectuada. Estamos a receber treino constante e informação valiosa que pode nos salvar a vida e evitar que tenhamos de fechar as portas de novo por mais alguns meses.
Espero mesmo que tudo corra bem porque muito sinceramente já estou um bocado farto de estar em casa e está na altura de voltar á vida “normal” para poder retirar a “ferrugem” que temos em cima de nós.

Qual o seu grau de satisfação deste artigo?

Average rating 5 / 5. Vote count: 5

No votes so far! Be the first to rate this post.

Categorias: Blogue

Blog De Um Tuga

Criador do blogue "blogdeumtuga.com" fala e escreve sobre as suas experiências pessoais e aborda alguns assuntos de interesse dependendo do seu ponto de vista e opinião pessoal. Fotógrafo amador e blogger português. WordPress site designer. Locutor / Broadcaster.

1 comentário

Preparação de alguns Pubs para o dia de abertura no Reino Unido · 5 de Julho, 2020 às 11:55

[…] Este artigo é uma continuação de um texto publicado recentemente com o titulo “Re-abertura de Pubs no Reino Unido, mais propriamente no meu local de trabalho. O retorno.“ […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »