Huawei p40pro

Bem, para os utilizadores deste dispositivo, todos sabem que os serviços da Google não estão presentes, contudo, ainda é possível descarregar algumas aplicações que costumávamos usar mas a partir de fontes ou sites externos, tais como Chrome, Youtube (as vezes funciona outras vezes nem por isso), só não é possível garantir que os APKs não trazem vírus, mas é um risco que desta vez temos mesmo de correr.

Para alem dos serviços da Google, existem outros factores neste telemóvel que eu diria que são quase como uma “publicidade enganosa”. Como assim? Perguntam vocês? Fácil. Basta a gente ir na câmera.

Ao contrario de outros modelos, o Huawei p40pro não tem uma opção onde se possa seleccionar os MegaPixels que se quer usar para uma determinada fotografia, cada função fotográfica tais como abertura, noite, retrato, fotografia, etc, já tem os Mgpx automaticamente definidos de fábrica e não é possível alterá-los. Contudo, existe uma função denominada como “alta resolução” que, aparentemente pode capturar uma foto até 50 Mgpx… Mas será mesmo assim? Uma vez na edição, e se for necessário fazer um corte ou ampliação, vamos encontrar um granulado que não é algo desconfortável, mas ainda assim pode ser incomodativo se o objectivo for ver as coisas mais de perto.

E por falar em ver as coisas de perto, sabem aquela função do Zoom de 50x?
Lembram-se do anuncio sobre este telemóvel e o seu potente zoom? Pois é, este é o resultado:

É assim, claro que se entende que é uma chaminé, percebe-se alguns detalhes com clareza, mas daí até ser nítido, não me parece que seja esse o caso. Alias, se tentarmos fazer um “crop” nesta imagem, começamos a notar ali uns pixels a aparecer, o que pode não ser nada bom para determinados tipos de fotografia.


Serviços da Google em falta

Não sei bem como equilibrar isto. Será que a maioria das pessoas sabia que não haviam serviços da Google neste telemóvel? Será que muitos nem sabiam? Enfim, é uma incógnita. Muitos sabem que a empresa chinesa e a americana deram-se mal por causa de coisas que tiveram a ver com o vírus que afectou o mundo…. ou pelo menos foi isso que eu percebi.

E para quem utilizava as funções da Google, viu-se um pouco perdido. Eu utilizava muito mas porque era quase como obrigatório, então adaptei-me e comecei a usar mais os serviços deles, tais como, Google Photos, Play Store, GMail, Drive e outras mais, mas o que eu usava muito era a loja deles. Loja essa que, neste telemóvel, nem isso é possível instalar caso por alguma razão o utilizador queira ter o Google num todo. Ou seja, os fabricantes podiam lançar este e outros modelos sem as opções da Google, mas podiam liberar e/ou dar a opção de o utilizador poder instalar mais tarde. Ora isso, neste momento é quase impossível. E porquê?

Existem muitos videos na internet que explicam como retomar aos serviços da Google neste dispositivo, só que nem todos os métodos são seguros ou tao fáceis de realizar. Eu pessoalmente já tentei uns quantos e todos eles sem sucesso. Aliás, por muito que expliquem, disponibilizem ficheiros e tudo o mais, eu creio que os gajos da Huawei já se aperceberam e começaram a colocar bloqueios no novo P40pro.

Entretanto, se algo novo surgir, eu próprio farei um video que não demore 30 minutos e seja claro.


Alternativas á Play Store e serviços da Google

Claro que podemos ter a maioria das apps que usávamos anteriormente, mas temos de fazer uma grande pesquisa para ter as aplicações mais comuns em telemóveis deste tipo. A loja da Huawei não é assim tao extensa ou completa como aparenta, podia ser uma alternativa, mas nem todos os programas estão disponíveis. Isto, leva a que instalemos no telemóvel outras lojas como por exemplo Amazon Appstore, Aptoide, e outros menos confiáveis como o Acmarket ou o Black market que são lojas em que podemos encontrar as mesmas apps, mas pagas, neste caso “premium”.

Sim, é fixe porque não temos de pagar pelas mesmas, mas será que isso não poderá ser prejudicial aos nossos dados e até mesmo ao dispositivo? Mais uma vez, um risco que se corre por causa de não haver os serviços da Google neste telemóvel.

Entretanto, se estiverem de acordo, posso tentar mais tarde colocar alguns links para download das apps mais usadas, nada de jogos ou coisas do tipo, só mesmo o essencial.


A minha opinião como utilizador do dispositivo

Depois de revermos neste texto alguns pontos que por mínimos que sejam não deixam de ser importantes, comparando o preço deste telemóvel que ronda os 900 euros em Portugal e no Reino Unido, eu acho que existem melhores alternativas. Isto é quase como ter um topo de gama (porque é) e ao mesmo tempo não ser possível usufruir de todas as suas funcionalidades.

Sim, o telemóvel é rápido, tem mais memoria interna que o meu próprio PC, 8 Gb de RAM, a câmera não é má mas também não se pode dizer que seja uma coisa por aí além, tem carregamento sem fios e é quase á prova de agua, mas tipo, peca nas coisas descritas em cima. Sinceramente, um Samsung recente poderia ser a melhor opção. A publicidade que fazem do telemóvel, não está errada, mas também nunca ninguém nos avisou que coisas como a Google Store não iriam estar presentes.
E acreditem, eu estou a tentar gostar deste telemóvel para não o ir trocar.
Mas o mais certo é faze-lo já esta segunda-feira.

Por isso, ponderem bem antes de adquirir este dispositivo. Existem opções mais completas.

Qual o seu grau de satisfação deste artigo?

Average rating 3.7 / 5. Vote count: 6

No votes so far! Be the first to rate this post.

Categorias: Reviews

Blog De Um Tuga

Criador do blogue "blogdeumtuga.com" fala e escreve sobre as suas experiências pessoais e aborda alguns assuntos de interesse dependendo do seu ponto de vista e opinião pessoal. Fotógrafo amador e blogger português. WordPress site designer. Locutor / Broadcaster.

Translate »