Que se lixe mais Albufeira, futebol e companhia

Eu moro no Reino Unido, um país super britânico, aqui vivem aqueles a quem nós chamamos os “Cámones” de um geito meio que irónico. Ao mesmo tempo trabalho num pub que serve comida congelada e muita cerveja, muita mesmo. No meio de tanta gente, tinha que lá haver um tuga a trabalhar, eu.

Como o idioma que falo nota-se perfeitamente que nao é de alguem que tenha nascido neste país, há sempre um ou outro cliente que me pergunta de onde eu sou, e eu respondo que sou de Lisboa, Portugal.

É aqui que começa a chuva de elogios old school do costume, os temas sao sempre os mesmos e ás vezes vai um pouco além do que é de esperar, e então começa com: Ohh Cristiano Ronaldo, portuguese footbal player, yhe!, e começam com conversas sobre futebol que na verdade eu não entendo porque nem gosto de bola, na verdade, caguei para o futebol. Mas lá dou um sorriso e tento me afastar da conversa até porque estou lá é para trabalhar e não propriamente para dar trela.

Depois, há aqueles que gostam de contar os bons momentos e estadia que tiveram quando foram a Portugal, eu até já os interrompo e pergunto, mas em ingles: Deixe-me adivinhar, esteve em Algarve… E tentam dar a volta de maneira a tornar a visita diferente: Nao, estive na Praia da Luz e Albufeira. Men, é quase a mesma merda, fica lá tudo junto.

Se sabem que eu sou português, estes sao dois exemplos do tipo de conversa que me fazem para dar um ar de que conhecem Portugal e bem, só que nao.

Depois, e para terminar, há aqueles que geograficamente estao super perdidos. Acham que Portugal e Espanha teem algo a ver um com o outro. Já tiveram, ja foi um país só, se não estou em erro, mas isso já foi há centenas de anos acho eu. E então, uma vez mais tentam dar o ar de quem sabe bastante e aparece do nada um Gracias, ou em alguns casos falam que já estiveram em Galícia onde na verdade um português não tem que fazer grande esforço porque entendem bem o idioma, mas mesmo assim, não tem nada a ver. A cultura, a gastronomia, as pessoas, a língua, sao diferentes e não é Portugal.

Eu não tenho nada contra os espanhóis, e acho que eles também não teem nada contra a nós, epá, mas esta gente do Reino Unido está tao perdida geograficamente. Como pode haver tal conexão e assimilar uma coisa com outra se ambas sao diferentes? Mas pronto, isto nunca ha-de mudar e devemos continuar a explicar ou fazer entender estas diferenças.

No que diz respeito ao turismo, acho que estas pessoas deveriam conhecer mais o nosso país porque Portugal tem muito mais que simples Algarve, Albufeira e derivados. Mas o que é certo que este parece ser o único sitio para onde todos vão passar ferias porque não conhecem mais nada de Portugal.

Enfim, a historia vai sempre se repetir.

Qual o seu grau de satisfação deste artigo?

Average rating 5 / 5. Vote count: 5

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhe este artigo nas suas redes!