Como todos sabem, o reino Unido irá sair da comunidade europeia no final deste mês (Janeiro de 2020), e muitas pessoas como eu temos de aplicar pelo chamado Settlement Status que, em poucas palavras, é quase como que uma autorização para permanecer no país para quem tem mais de 5 anos no mesmo. Isto claro, de uma forma resumida.

Eu, pessoalmente já cá estou á coisa de 12 anos aproximadamente e acho que já faço “parte da mobília” como se costuma dizer, mas as coisas podem ter um resultado diferente se tivermos registos criminais no país ou problemas com a lei, nesse caso seremos até convidados a sair sem qualquer margem de manobra possível, e acho muito bem!

Há uns dias atrás fiz o download da aplicação do governo para aplicarmos para a permanência no Reino Unido, preenchi as coisas que me pediram, tirei as fotos, enviei o formulário on-line e tudo correu bem. Depois, como não tenho passaporte porque nunca precisei (sim, de quem vem de Portugal não precisa obrigatoriamente de passaporte para entrar no RU, pelo menos para já), tive de enviar o meu CC (cartao de cidadão) para uma morada em Liverpool, enviei hoje, e agora é só esperar pelos resultados e ver se tudo corre ainda melhor.

Daqui a umas semanas vou saber o resultado final que, na maioria dos casos é positivo, uma vez que tenho cerca de 12 anos neste país acho que não vai haver problema. Mas, se as coisas não correrem como esperado, a primeira coisa que vou fazer é saber como posso reaver os meus descontos, e assim que receber o dinheiro, saio do país e vou para outro qualquer.

Pergunta do dia: alguma sugestão de países para onde eu possa ir tirando Portugal?

Obrigado! 😀

Qual o seu grau de satisfação deste artigo?

Average rating 4.8 / 5. Vote count: 4

No votes so far! Be the first to rate this post.


Blog De Um Tuga

Criador do blogue "blogdeumtuga.com" fala e escreve sobre as suas experiências pessoais e aborda alguns assuntos de interesse dependendo do seu ponto de vista e opinião pessoal. Fotógrafo amador e blogger português. WordPress site designer. Locutor / Broadcaster.

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »