Eu adoro locução e radios em geral. Uma das razoes é pelo facto de ser uma maneira simples e ao mesmo completa de estar em contacto com as pessoas á volta do mundo e ter possivelmente uma forma mais elaborada de interagir com elas.

A primeira vez que eu fiz radio online foi na Radio Carinho e Paixão.
Foi excelente o dia em que comecei porque não tinha experiencia nenhuma e com o passar dos anos comecei a aprender mais e a envolver-me neste tipo de passatempo. Quando dei por mim, já estava a instalar o software de radio aos locutores a quilómetros de distancia e a dar manutenção a sites externos ligadas a radios online e ás vezes ao xat.com.


As regras

O Xat.com é uma plataforma onde as pessoas podem interagir umas com as outras na internet ao mesmo tempo, escrevendo numa sala e onde todos os envolvidos conversam em geral ou privado, a isto se chama por norma Salas de Chat. E estas estão sempre associadas a uma radio online para que as pessoas possam ouvir e interagir com os locutores pedindo musicas e conversar de uma forma pacifica. Bem… ás vezes pode se tornar um local stressante onde as pessoas podem ser mal interpretadas e ter alguns conflitos que nem na vida real tinham.

Por norma quando se entra numa sala destas, o utilizador terá de alterar o nome que é dado pelo sistema do chat. Uma regra que foi globalizada nesta plataforma é que se altere o nome, e caso a pessoa não o faca num determinado tempo estipulado pelo administrador ou moderadores, poderá ser “kicada” ou banido por tempo indeterminado. Isto evita que a sala encha e não ha-ja um descontrolo de nicknames mal intencionados.

Em geral, também não são permitidos insultos ou situações que podem criar uma “guerra” entre os membros da sala. E eu tenho muitos exemplos sobre esse tipo de situações quando estava na rádio os Latinos e outras rádios do mesmo estilo. Tinha muitas historias para contar.


A radio on-line em si

As web radios sempre se mantiveram no seu estilo comum durante estes últimos 10 anos, que é o tempo que eu tenho de emissões embora nunca tenha sido de forma contínua. E porque digo isto?

O estilo de locução é por norma exercida de forma fluida em todas as radios online. As emissões dos locutores são baseadas naquilo que todos nos estamos habituados a ouvir em FM. A maioria nunca esteve num estúdio de radio, ou alguma vez fez radio a nível profissional, mas ainda assim provam que conseguem animar e levar os seus programas de uma maneira alegre a todos os ouvintes.

Eu gostaria imenso de implantar varias actividades em radios deste tipo, tais como: entrevistas a ouvintes, perguntas e desafios onde as pessoas ganham prémios ao responderem correctamente, emissões em conjunto com 2 ou mais pessoas e isto é possível mesmo que não se esteja lado a lado (logo agora que não podemos mesmo), fazer também um Top10 das melhores musicas, e muitas outras coisas que eu tenho na manga.
Mas o que me impede de o fazer?

Da minha parte eu posso fazer isto tudo. Mas há que encontrar pessoas que tenham as mesmas ideias ou se interessem e queiram fazer o mesmo. E isso é muito difícil porque requer um pouco de trabalho, dedicação, e sobretudo paciência. E as pessoas que visitam radios online em xat.com apenas vão para ouvir musica e passar temas durante duas horas respondendo a pedidos e pouco mais. Ha quem fale imenso, tipo eu, não me calo, até enjoa! (hehe) Mas isto não é para ser visto de um modo negativo, mas acho que se podia fazer muito mais e algumas radios podiam se destacar.

Uma coisa que eu faco bastante no inicio das minhas emissões é pedir ás pessoas que venham em modo privado e me façam perguntas, se apresentem, interajam com o locutor, não pedir somente musicas e isto permite que exista uma comunicação mais rica em vez de passar todo o tempo a dizer a celebre frase “…ficamos com a musica X, agora vamos ouvir este tema de X para a pessoa X…”, e não passa disto durante duas horas. Mas tenho reparado que muitos locutores em varias radios teem começado a adquirir novas técnicas de se aproximarem dos seus ouvintes, e isso é óptimo.


Os horários para os locutores

Como em tudo na vida, há que ter horas para tudo.

Eu estive numa radio a alguns anos, que levava as coisas tao a serio, mas tao a serio, que, quem por algum motivo não pudesse se apresentar ao serviço na hora marcada por motivos de trabalho ou pessoais, a pessoa era retirada do horário temporariamente ou para sempre. E durante algum tempo nao poderia fazer radio.

Vejamos, este tipo de radios, para alem de terem os seus custos (porque os servidores por muito baratos que sejam, não são de borla), são locais onde as pessoas se vão distrair, brincar, passar o tempo, e relaxar depois de um dia de trabalho onde são realmente pagas.

E eu deparei-me numa radio onde eu tinha que estar a maior parte dos dias a fazer a actualização constante da pagina que tinham, resolver problemas entre ouvintes na sala de chat, colocar o software aos locutores, e parecendo que não dá trabalho principalmente quando nos deparamos com pessoas que não teem conhecimentos nenhuns de informatica, e era assim todos os dias durante 2 anos de forma obrigatória. Eu não tinha tempo para mim e nao podia fazer nada porque estava a viver em casa dos donos da radio.

Ora, eu não estava a ser pago por isso, mas tinha de cumprir horários não só em emissões como também guiar-me pela disponibilidade dos locutores para lhe poder ajudar quando era preciso algo na parte técnica, Sam, servidores, passes, e etc.


Conclusão do Artigo

As web radios foram feitas para as pessoas se divertirem. Para fazer novas amizades. Mostrar os nossos gostos musicais. E distrair um pouco todos aqueles que por alguma razão estão sozinhos em casa e não teem mais ninguém. Não somente para isto, mas também para isto.

E se temos algum projecto ou ideia para uma determinada radio online, porque não tentar?

Qual o seu grau de satisfação deste artigo?

Average rating 4.9 / 5. Vote count: 10

No votes so far! Be the first to rate this post.


Blog De Um Tuga

Criador do blogue "blogdeumtuga.com" fala e escreve sobre as suas experiências pessoais e aborda alguns assuntos de interesse dependendo do seu ponto de vista e opinião pessoal. Fotógrafo amador e blogger português. WordPress site designer. Locutor / Broadcaster.

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »