Eu trabalho num pub localizado no meio da cidade onde vivo, e é um estabelecimento onde as pessoas que vivem naquela zona se juntam para beber, comer, confraternizar, e basicamente é um local onde os clientes regulares se juntam. Eu gosto de trabalhar naquele sitio onde já presto funções á mais de 1 ano. Para alem de termos o nosso ordenado semanal que vai para além do ordenado minimo nacional em UK, temos os bónus mensais, comida á borla para quem trabalha mais de 6 horas, os pequenos intervalos durante os turnos e em geral até nos damos bastante bem entre colegas.

Já com os clientes, é preciso ter algum cuidado com alguns deles.
Muitos dirigem-se a este local somente para beber, apanhar bebedeiras, o que por mim tudo bem, mas o problema começa quando as pessoas não sabem beber. Uns relaxam e não fazem mal a ninguém, outros encontram uma oportunidade para arranjar problemas e não precisam de grandes motivos para isso. Quando eu comecei a trabalhar como empregado de mesas, a primeira confusão que eu assisti, foi logo 3 meses após começar. Mas eram situacoes passageiras, podia acontecer 1x em 3 ou 4 meses, o que num pub é normal.

O que eu tenho visto desde que o ano começou, foi que agora este tipo de ocorrências tem vindo a ser mais frequente. Clientes que não sabem beber e arranjam confusão com outros clientes, por vezes isto inclui violência verbal e física, e os motivos são os mais insignificantes de todos.

Nós como empregados, não podemos fazer nada quando isto acontece, o que podemos fazer, é aproximarmo-nos da situação com alguma distancia de segurança, e se tivermos a câmera corporal simplesmente gravar a ocorrência em video enquanto os managers treinados para este tipo de ocorrências tentam amenizar a situação. Geralmente quando isto acontece, 2 a 3 membros do management tentam ir no local e infelizmente são eles que têm de por fim ao acontecimento que se esteja a passar naquele momento.

Quando isto acontece de vez em quando ou quase raramente, a coisa até se leva bem.
Mas chega a uma altura que começamos a ver que a nossa segurança está em perigo por razoes obvias. Por exemplo, recentemente apanhei na casa de banho dos homens, dois indivíduos a cheirar coca. Eu não me meti, nem disse nada a eles. Eu não sei com quem estou a lidar, logo, tenho de ter cuidado. Simplesmente ignorei, mas alertei a minha manager do que se estava a passar, temos de informar os nossos superiores quando este tipo de coisas acontece porque nós, empregados de mesa ou balcão, não temos treino nem nos é permitido fazer algo por nossa conta.

A resposta que eu esperava da minha manager naquele turno não me agradou nada. Ela simplesmente disse que “Faltam 2 minutos para fechar, não vale a pena estar a fazer nada uma vez que os clientes todos vão ter de abandonar o local para que possamos fechar as portas”, neste caso terminar o dia e fechar o pub.

E eu ainda perguntei “Então quer dizer que mesmo que estejamos prestes a fechar os clientes nesse período podem fazer o que quiserem e bem lhes apetecer, certo?”
Eu não gosto de desafiar os meus superiores ou coloca-los entre “a espada e a parede”, mas tem alturas em que me dá vontade de lhes chamar de estúpidos e idiotas porque simplesmente não agem quando é necessário, não sabendo eles que compactuarem com esta situação é estarem a abrir portas para outras coisas que podem ser bem piores.

Vamos voltar no tempo á cerca de 2 anos atrás.
Colegas que já trabalham naquele estabelecimento á muitos anos, contam que houve uma altura em que dois ou três tipos entraram armados pelo restaurante a dentro e de arma em punho roubaram todo o dinheiro que havia nas caixas registadoras. Felizmente ninguém ficou ferido e ninguém levou com um balázio. Agra pergunto, será que isto pode um dia voltar a acontecer? E quais os métodos a aplicar se isto um dia se voltar a passar? Mesmo com câmeras de vigilância e cameras corporais, ate que ponto os clientes e membros do staff estão na verdade protegidos?

Nao vou mentir, eu gosto de trabalhar ali. Mas se eu começar a ver que já não é seguro estar naquele local, como praticamente é o que estou a ver, se calhar o melhor mesmo é começar a procurar outras alternativas de emprego e mudar para algo com um pouco mais de segurança. Eu estou todos os dias em constante contacto com vários clientes como dealers, assassinos (só que eu não sei quem são), pessoas que já estiveram presas, pessoas que já foram barradas daquele pub mas ainda assim continuam a frequentar o sitio, pessoas mentalmente alteradas que conseguem arranjar motivos de nada para criarem problemas e confusão, e muito sinceramente tenho de ver o que vou fazer no futuro.

Oxalá não aconteça nada no futuro, mas algo tem de mudar, e se os meus superiores não fizerem nada, terei de ser eu a fazer. O dinheiro não é tudo na vida e a minha segurança e conforto estão primeiro.

Qual o seu grau de satisfação deste artigo?

Average rating 5 / 5. Vote count: 3

No votes so far! Be the first to rate this post.


Blog De Um Tuga

Criador do blogue "blogdeumtuga.com" fala e escreve sobre as suas experiências pessoais e aborda alguns assuntos de interesse dependendo do seu ponto de vista e opinião pessoal. Fotógrafo amador e blogger português. WordPress site designer. Locutor / Broadcaster.

1 comentário

Jamesfatty · 28 de Abril, 2020 às 12:55

Bastante esclarecedor, esperamos voltar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate »