Como alguns sabem, eu nunca fui muito admirador dos aparelhos da maçã. Acontece que com o upgrade que fiz com a Vodafone no Reino Unido, eu tinha somente duas escolhas, um tablet Huawei de 2016, ou um tablet da Apple de 2019. 

Então, hoje vou fazer um review rápido sobre este tablet da Apple, e falar um pouco dos seus prós e contras.

Os gadgets da Apple sao muito limitados em funções que deviam ser aperfeiçoadas. Uma delas deveria ser a possibilidade de guardar dados num cartao de memoria, assim como fotografias, musica, vídeos, etc. Mas não existe cartão de memória e infelizmente parece ser uma coisa que tao cedo não irá ser implementada, neste caso o slot para cartao de memoria. A ranhura para o cartao de memória não esta previsto sequer para os próximos modelos. Se por algum motivo o aparelho avariar acontecem duas coisas, ou se perdem os dados, ou temos obrigatoriamente de os guardar desde inicio no iCloud. E para quem tem um Android, as compatibilidades da Apple são muito reduzidas, para não dizer nulas. Poderia haver a possibilidade de transferir ficheiros para outro dispositivo via Bluetooth, mas não.

Mesmo tendo um cabo compatível, a troca de dados é impossível. O serviço de Bluetooth para troca de ficheiros não funciona de todo, a menos que haja um aplicativo que permita fazer esse tipo de função e ajude, mas até agora não foi ainda possível encontrar tal app.

Saindo um pouco de tema mas ao mesmo tempo sobre o mesmo assunto, algo que a Apple parece ainda não ter melhorado a nível de hardware foi a duração da bateria. Se a pessoa for um usuário bastante activo e tenha de estar a maioria do tempo no tablet por razoes de trabalho por exemplo, o carregador é sem duvida algo que tem de acompanhar o tablet constantemente. Isto ainda é uma das coisas na qual ainda não houve melhorias. Eu tenho colegas meus que tem iPhone e andam sempre a perguntar se alguém tem um carregador. Aparentemente a bateria não dura muito tempo e ainda há quem não saiba alguns truques que podem ajudar a poupar o seu consumo.

A conectividade de certos periféricos via Bluetooth pode ser um problema se quisermos adicionar um teclado ou um rato. Num teste feito recentemente, tentei conectar um teclado e rato da mesma marca. O teclado funcionou na perfeição, mas o rato demorou bastante a conectar, e ainda assim não funcionou.

Para quem não tem o Spotify ou outro serviço de streaming, mas tem muita musica no PC em Mp3 para enviar para este dispositivo (ou qualquer outro da Apple), poderá tentar fazer o envio, mas musicas em mp3 não é propriamente um formato que eles usem muito. E depois, todos os leitores de mp3 disponíveis da loja da Apple, trazem publicidade, e nem todas estas apps vão exactamente á pasta das musicas ou escaneia a memoria interna para procurar as musicas neste formato. Ou seja, se queres ouvir musica tens de fazer o download das musicas pelo iTunes ou descarregar o Spotify. Mandar musicas para telemóveis ou tablets da Apple… esquece lá isso.

Finalmente, ligar pen drives, cartões de memoria e outros dispositivos de armazenamento pode ser também um problema. Comprei um adaptador próprio para o efeito, e, tal como esperado, tudo correu como eu previa, ou seja, não funcionou.

Eu ainda tentei dar uma chance á Apple e ver se as coisas tinham mudado um pouco depois de mais de 10 anos, mas ao que parece, a empresa da maçã continua numa onda de exclusividade não dando a outros usuários a possibilidade de compatibilidade com outros gadgets como por exemplo Android. A Apple é boa a nível de câmera, rapidez e interface fluída, mas é mesmo só isso.
Por exemplo, mesmo usando um File Explorer, ou um explorador de ficheiros, as pastas sao confusas, e quando se copia ou se faz o download de algo, é muito difícil encontrar esses ficheiros.

Conclusão, vendi o tablet e até me deram um bom dinheiro por ele uma vez que era novo e só tinha 3 dias. e comprei um PC que parecendo que não, tem-me sido muito mais útil.

Moral da historia: voltar a ter um Apple nas minhas mãos, nem pensar.

Qual o seu grau de satisfação deste artigo?

Average rating 5 / 5. Vote count: 7

No votes so far! Be the first to rate this post.


Blog De Um Tuga

Criador do blogue "blogdeumtuga.com" fala e escreve sobre as suas experiências pessoais e aborda alguns assuntos de interesse dependendo do seu ponto de vista e opinião pessoal. Fotógrafo amador e blogger português. WordPress site designer. Locutor / Broadcaster.

1 comentário

camera properly · 8 de Março, 2020 às 20:58

Thanks for finally talking about Apple iPad 7th Generation.
Blog De Um Tuga, Loved it!

Os comentários estão fechados.

Translate »